quinta-feira, 10 de julho de 2008

As pequenas vitórias

será desta?????

As pequenas vitórias

Ola Mafaldita…..mais um pequeno contributo para o teu blog se achares que é relevante

O transplante pulmonar começa por ser um acto cirúrgico de grande complexidade. O que vem a seguir torna esta intervenção das mais complicadas, desde logo porque é o único órgão transplantado em contacto directo com mundo exterior e depois pelos cuidados que isso exige.

Não vou discutir porque não em Portugal; mas há um principio em cirurgia - “SÒ FAZ BEM QUEM MUITO FAZ”.

Mas o pós operatório é feito de pequenas vitórias!!!!

-3 meses na reanimação ,traqueostomizado, lutando por largar maquinas, adquirindo autonomia e automatismos e vim para o 6ª “planta” com 3 horas sem oxigénio….mas ainda faltavam 21…mas não fazem ideia como foi importante sair da reanimação…é o caminho da rua

Aqui nesta 6ª tudo se acelera !!! passado uns tempos …estou 24 horas sem oxigénio depois de muito lutar contra a maquina e estou a passear no corredor.

Dir-me-ão : grande coisa!!! mas acreditem que são coisas tão pequenas e nos tornam tão grandes…que o digam quem esteve perto a alegria que salta dos olhos, a alegria que nos vem de dentro, os vencedores em que nos tornamos

E agora que estamos cada vez mais perto da porta da rua não me posso esquecer daqueles que me deram força para estas pequenas vitórias

Um beijo do teu pai e do teu amigo

Jorge Martins


8 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Apenas Três palavras: CORAGEM-FORÇA-DETERMINAÇÃO.A capacidade do ser humano é enorme.
Fiquem bem

A. disse...

Fico muito contente por saber estas "pequenas"- Grandes vitórias!!! Um beijo mui grande para ti e familia e em especial para o teu pai ... pensamento positivo ;) tudo vai correr pelo melhor ...

Nell

Pina disse...

Força Mafalda, a ti, à tua familia mas principalmente ao teu pai.

Ricardo de Pina

marinaovic disse...

Sao sem duvida as pequenas coisas que nos fazem mover!
Incrivel e belissima historia que tera um final feliz certamente!
Beijo cheio de boas energias para todos!!
:D

Anónimo disse...

Leonor Beira: Fiquei surpreendida e muito emocionada ao ver estas imagens e ao ler este texto. Estas palavras só podem ser pensadas e escritas por gente boa, que agarra a vida com uma força extrordinária!Parabéns, João, pela companheira que escolheste e pela tua nova família. Dá muita coragem à Mafalda para que esta "hisória" tenha o final feliz por que torcemos desde o início...Leonor.22/07/08.

filipa disse...

Olá Mafalda.
Eu sou a Filipa, transplantada pulmonar há 4 anos.
Sei o que são estas pequenas coisas de passar meia hora sem oxigénio e sentirmo-nos as pessoas mais felizes do mundo! Quem não está a par das coisas, pensa exactamente isto que o teu pai referiu 'Grande coisa!', mas é quando perdemos as coisas mais simples da vida, que lhes damos valor.
Um simples respirar, para nós tornava-se bastante custoso, demasiadamente difícil. Admiro qualquer pessoa que passa por situações idênticas.
O teu pai tem razão: a recuperação é lenta, mas quando se concretiza vale a pena! Vale a pena todo o sofrimento a que fomos sujeitos, todos os momentos em que a esperança quase falhava, vale a pena tudo. Porque voltamos a ter uma vida, a vida que nunca nos foi possível ter.
Muita força para todos vocês!

Beijo enorme,
Filipa Carvalho

Jacinta. disse...

trabalho no IPO do Porto com crianças doentes de cancro... sei bem o quanto significam estas pequenas coisas :)
MUITA FORÇA!!!

um beijo

Tony Madureira disse...

Olá,

Força, coragem.

Um dia de cada vez!


Abraço solidário